



CARCARAMUNDI FESTIVAL
Carcaramundi Festival, realizado em São Luís desde 2007, já se consolida como um espaço de excelência técnica e estética para a cena artística local, reunindo centenas de pessoas em quase duas décadas de história. No dia 9 agosto de 2025 chega à sua 6ª edição, mais uma vez apoiado por leis nacionais de incentivo cultural, desta vez pela Lei Paulo Gustavo, do Governo do Maranhão. A festa será no consagrado Teatro cazumbá – Centro Histórico de São Luís.
O Brasil é um país plural e diverso, um celeiro cultural que se estende do Oiapoque ao Chuí. No Maranhão, terra de João do Vale — autor da emblemática música Carcará — pulsa uma rica diversidade musical que vai da ancestralidade ao tecnomusic. O Carcaramundi se apresenta como ponte entre essas vertentes, unindo gerações e estilos, com raízes na cultura local e diálogo com as tendências musicais globais.
A entrada será um 1kg de alimento não perceível, mas é preciso retirar o ingresso liberado a partir do dia 5 de agosto no nosso site oficial www.amundioca.com/carcaramundi
HOMENAGEM A JAMAICA BRASILEIRA
São Luís do Maranhão, reconhecida como a Jamaica Brasileira é um celeiro cultural onde história, resistência e música se entrelaçam de forma única. Desde suas raízes coloniais até a rica herança afrodescendente que molda sua identidade, a cidade é palco de uma cultura vibrante que pulsa forte.
O reggae, que chegou nas décadas de 1970 e 80, encontrou em São Luís um terreno fértil, conectando-se com a ancestralidade e as lutas sociais locais. Tornou-se muito mais que um gênero musical: virou símbolo de afirmação, esperança e resistência para o povo maranhense.
Essa consagração reflete a beleza de uma cidade que sabe unir tradição e contemporaneidade, mantendo viva sua essência cultural enquanto dialoga com o mundo. São Luís é, por isso, a Jamaica Brasileira — um lugar onde o ritmo é identidade e a história, resistência.
É com essa vibração que a 6ª edição do Carcaramundi Festival chega para celebrar a São Luís regueira, escolhendo o Centro Histórico de São Luís como seu palco, mais precisamente o Teatro Cazumbá, tudo a partir das 18h. A programação é dedicada ao reggae e aí entram bandas, artistas, DJs, performances.
Mas pera lá que a 6ª edição vai além do reggae consagrado. Para valorizar a diversidade cultural da cidade, o evento contará com outras vertentes mostrando toda a riqueza artística que pulsa em São Luís, segue a baixo programação completa.
O ingresso deve ser retirado gratuitamente em breve no nosso site, mas a solidariedade também faz parte da festa, e pra isso pedimos 1kg de alimento não perecível na porta para doação no bairro da Liberdade.
ATRAÇÕES
GOMES BRASIL (PI)
ROSS
MARCO GABRIEL
MARA POP
DJ NETO MYLLER
DJ TICALL
AWÁ SOUND SYSTEM
VEJA BIO DOS ARTISTAS LOGO A BAIXO

GOMES BRASIL
Gomes Brasil, natural do Piauí, é uma das vozes mais respeitadas do reggae brasileiro. Em 2010, foi reconhecido por uma comitiva rastafariana da França como o terceiro melhor cantor de reggae da atualidade no mundo. Em sua trajetória muitos momentos marcantes, numa dessas divide o palco junto ao falecido recentemente Owen Gray.
Com repertório que inclui clássicos de Bob Marley, Peter Tosh e Jimmy Cliff, sua performance é cheia de alma e espiritualidade, Gomes Brasil tráz para o palco do Carcaramundi Festival 2025 um grande tributo ao rei Bob Marley além de outras lendas do reggae mundial.


ROSS
Ross, cantora, compositora e instrumentista natural de Alcântara, no norte do Maranhão, transita com facilidade por diversos gêneros musicais, como samba, blues, MPB, rock, reggae e jazz e traz seu som autoral junto a releituras cheias de personalidades, essa versatilidade, aliada a uma autenticidade contemporânea, a posiciona como uma artista promissora na cena musical maranhense.
Sua trajetória começou em uma banda de reggae local, onde fez sua estreia nos palcos, participando também de eventos tradicionais e celebrações municipais. Em 2015, Ross abraçou a carreira solo, apostando em shows acústicos de voz e violão que foram fundamentais para sua inserção no meio cultural, incluindo colaborações com outros artistas e participação em festivais.
A mudança para São Luís ampliou seu alcance, com apresentações em bares e espaços culturais que abriram portas para novas oportunidades. Ao longo do tempo, integrou feiras gastronômicas, eventos culturais e ações beneficentes, consolidando sua presença artística.
Após uma pausa, Ross surge no palco do Carcaramundi Festival 2025 junto a outros nomes de peso do cenário com um show potente e uma banda afinada, e se prepara para lançamentos nas plataformas musicais. Embora ainda não tenha sons disponíveis em streaming, seu trabalho pode ser acompanhado nas redes sociais, onde mantém contato direto com seu público.
O Carcaramundi Festival vai acontecer dia 9 de agosto no Teatro Cazumbá, centro histórico de São Luís, as 18h a entrada será 1kg de alimento não perecível que será doado na comunidade do bairro da Liberdade.
Os ingressos breve estarão disponíveis no nosso site.
mara pop
Toda a alegria e diversidade do Brasil chegam ao palco do Carcaramundi Festival com o Mara Pop.
Formado em 2023, o Mara Pop é um coletivo de artistas com trajetórias musicais reconhecidas, que trazem uma batida envolvente e inédita. Suas letras divertidas convidam à reflexão, enquanto a mistura de ritmos populares — tambor de crioula, funk, reggae, trap e samba — cria uma atmosfera sonora única e original.
Com uma essência autêntica, o Mara Pop soa tão familiar quanto o som que ecoa nos paredões das periferias desse país multifacetado. Vale destacar a diversidade de seus integrantes — do Maranhão, Bahia e até da Rússia — que incorporam influências da world music em sua sonoridade.
Desde o lançamento do primeiro trabalho, em 24 de janeiro de 2023, disponível em todas as plataformas, o coletivo vem lançando singles que abrem as portas do coração e do amor, navegando por múltiplas direções e embalada pelo ritmo de todos os brasis.
Conheça Mara Pop — o novo som do Brasil.
O Carcaramundi Festival acontece dia 9 de agosto, às 18h, no Teatro Cazumbá, no centro histórico de São Luís. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será destinado à comunidade do bairro da Liberdade.
Em breve, os ingressos estarão disponíveis no nosso site.
Saiba mais sobre o Mara Pop no seu site oficial clicando AQUI
Ou no Instagram da banda


MARCO GABRIEL
Marco Gabriel é rapper, MC e ator, natural do bairro Bom Milagre, Monte Castelo. Desde jovem, foi influenciado pela cultura do rap, iniciando sua trajetória artística ainda na adolescência ao lado do grupo “Bando Negro Cosme”, junto com Mano Magrão e Preta Lú.
Com 24 anos, Marco já lançou três EPs e um álbum completo, A Lenda Viva Narciso Preto, produzido pela Quilombo Louco Beats na Casa do Hip Hop, em Teresina/PI. Sua música vai além do entretenimento — é um instrumento de transformação social.
Ativista engajado, Marco Gabriel leva sua arte a escolas e centros de recuperação para jovens, acreditando no poder da música como ferramenta de mudahhença individual e coletiva. Em 2020, ajudou a fundar o evento Hip Hop na Comunidade, que reúne os quatro elementos da cultura hip hop no bairro onde cresceu, Monte Castelo/Bom Milagre, fortalecendo laços e promovendo cultura e conscientização.
Acompanhe Marco Gabriel no instagram.
neto myller
Neto Myller é um DJ reconhecido na cena de São Luís do Maranhão, trazendo para as pistas uma seleção musical que valoriza as raízes do reggae e sua contemporaneidade. Com uma trajetória marcada pela dedicação à cultura reggae, Neto se destaca por sua habilidade em contagiar o publico com seu set consagrado e sua mensagem de paz e amor, destacando projetos como Lua do Secreto, Projeto Praia reggae, Escadaria do reggae, Projeto Trapiche Original, Praça do Reggae do Governo do Estado do Maranhão, show de reggae na Casa beira Mar e outras centenas de eventos em décadas.
Sua presença frequente em eventos locais e festivais consolida Neto Myller como uma das referências da música reggae na capital maranhense. Sempre atento às tendências e ao respeito pela essência do gênero, ele cria atmosferas únicas e fortalece a identidade da Jamaica Brasileira através da música.
Com técnica apurada e sensibilidade musical, Neto Myller é a batida que conecta gerações e mantém vivo o espírito do reggae em São Luís.
O Carcaramundi Festival acontece dia 9 de agosto, às 18h, no Teatro Cazumbá, no centro histórico de São Luís. A entrada é 1kg de alimento não perecível, que será destinado à comunidade do bairro da Liberdade.
Em breve, os ingressos estarão disponíveis no nosso site.

awá sound system
Entre decibéis e a frequência periférica a Awá Sound System evoca a sensação física de movimento e energia convidando o ouvinte a se conectar com a música de forma completa, transitando entre estilos, tradições e novidades. O reggae, suas vertentes, as nuances da cultura brasileira reconhecendo a música moderna da periferia como um espaço vital de produção econômica que articula linguagem, espaço, poder e o corpo como meio de expressão.
Nas pickups Beto Ehong e o DJ TiCall escrevendo entre batidas e grooves a trilha sonora da pista do mundo. Traz teu capacete doido.

fotos




Quem já passou por aqui
Nesses quase 20 anos de produção muita coisa rolou sob o céu de São Luís no palco diverso do Carcaramundi, artistas locais, nacionais e toda a diversidade necessária para uma sociedade saudável.
Flávia Bittecnourt, Célia Sampaio, Bia e os Becks, Criola Beat, Severo, Paulão, Raja, Alkalines, Suave Jango, Beto Ehong, Erivaldo Gomes, Celso Borges, Casaloca, Assis Medeiros, Lucas Ló, Pedro Sobrinho, Joaquim Zion, Emanuele Paz, Victor Hugo, Cathc a Fire, DJ Adaga, 5ª Potência, Arsenal MCs, Cravo da Ilha, Negokaapor, Mithra, Nômades Calças Vermelhas, além de outras dezenas mais, sem contar atividades relacionadas como encontro de brechós, comida típicas e veganas, performance, dançarinos, venda de vinil e livros.



Impacto do Projeto para Cadeia Produtiva Cultural
Um projeto de festival como o CARCARÁMUNDI, impacta diretamente na cadeia produtiva como um todo, pois estimamos que cerca de 100 a 200 envolvidos desde artistas e agentes culturais serão de alguma maneira beneficiados com o evento, músicos e bandas, estúdios de ensaio, vendas de matérias de bandas como cd´s, produtores e assistentes de produção, técnicos, carregadores, roadies, fornecedores de som, luz, backline, banheiros químicos, barricadas, sinalizadores e gráficas, dentre outros. E principalmente a manutenção e afirmação da música genuinamente ludovicense, da poesia criada e cantada por artistas locais.